quarta-feira, 22 de junho de 2011

QUAKE




"Today is June 22nd!
Happy 15 Year Anniversary for Quake 1!"


E pra comemorar o 15° aniversário desse que foi (e ainda é) o melhor jogo de todos os tempos, eu vou colocar aqui o link que eu tinha prometido há dois anos da história completa que eu escrevi onde o Cebolinha e Cascão entram no mundo de Quake (na verdade o pessoal do site da Mônica já tinha disponibilizado a história há muito tempo, mas eu tinha esquecido completamente de verificar se já estava no ar) :P

Bom, tá aí... é só clicar nos links:


Cebolinha e Cascão - Um joguinho Muito Louco! (parte 1)
Cebolinha e Cascão - Guerreiros Virtuais! (parte 2)
Cebolinha e Cascão - O Chefão do Final! (parte 3)

Algumas considerações devem ser feitas para o melhor entendimento da história:

Pág 03: Em 1998, o ano em que a história foi originalmente publicada, a internet ainda estava engatinhando no Brasil, pouca gente tinha acesso e tudo era feito via conexão discada. Qualquer coisa que você quisesse baixar da rede demorava horas para carregar, por isso o Franjinha aparece dormindo na frente do PC.
No quinto quadrinho, a palavra "download" foi grafada errada pelo letrista.

Pág 06: Nessa época, aqueles famigerados livrinhos 3D (onde você precisava torcer os olhos para reconhecer as imagens escondidas) ainda estavam na moda.

Pág 13: As senhas que o Cascão usa funcionam de verdade no jogo.




Pra quem ainda estava nas fraldas quando Quake saiu em 1996 e não sabe da importância do jogo, deixa eu dar algumas explicações... Quake foi o primeiro first-person-shooter que foi feito em 3D (Doom era apenas 2D, seus mapas não tinham profundidade e seus monstros eram como bonequinhos de papel recortado que não assustavam ninguém) e também o primeiro jogo com suporte ao protocolo TCP/IP que possibilitou a jogatina via internet, reunindo milhares pessoas divididas em Clãs, Guildas e Times para jogar deathmatch, team-deathmatch ou capture the flag na rede (ou em lan-parties). Resumindo, sem ele, nenhum desses joguinhos cheirando a Ovomaltine (como Halflife, Counter-Strike, Team Fortress, Halo, Call of Duty, Battlefield e Left4Dead) sequer teriam existido.







Sem falar também que, além de possuir uma ambientação lovecraftiana e demoníaca que nenhum outro jogo conseguiu superar até hoje, Quake vinha acompanhado de uma absurda e assombrosa trilha sonora assinada por Trent Reznor do Nine Inch Nails (sim, por isso tínhamos o logo do NIN nas velhas caixas de pregos)...




Quake também foi o jogo que realmente popularizou a criação de mods (que na época chamavam-se "total-convertions" ou "partial-convertions") por conta do imenso suporte de uma comunidade que não só apoiava, como também dividia com os outros desenvolvedores seus códigos, programações, mapas e modelos em 3D. Uma comunidade que está viva até hoje (15 anos depois) e que continua a liberar material inédito constantemente. Só pra exemplificar, os sites QuakeOne, Quaddicted, Inside3D e Func_Msgboard trazem atualizações regulares sobre novas engines, novos mapas, novas armas e novos monstros, sem contar os diversos fóruns de discussão sobre programação e desenvolvimento de jogos. Além disso, essa semana estreou a Quake Expo 2011 (uma espécie de exposição on-line de modders e mappers), que comemora o aniversário do título.




E pra você, que não participou desse verdadeiro evento cataclísmico que foi jogar em primeira mão o game que mudou toda a indústria dos games, John Carmack (o criador do Quake) anunciou essa semana que está cozinhado o tão esperado retorno de Shambler, Vore, Fiend e cia. Por enquanto não é nada certo e o projeto ainda nem está no papel, mas só o fato do cara pensar em voltar aos corredores sombrios do universo de Shub-Niggurath (a cabra negra dos bosques) já é motivo de festa para os TRU-QUAKERS.


"Ia! Ia! Shub-Niggurath! The Black Goat of the Woods with a Thousand Young!"


==================================================================================


PS: Sim, eu tenho uma tattoo do Quake no braço... e você?